domingo, 7 de novembro de 2021

Erudição

 

Meu terceiro namorado dividia um apartamento com dois irmãos gêmeos em Vila Isabel, zona norte do Rio. Eu morava em Vaz Lobo, mas no fim das contas passava mais tempo por lá do que em minha própria casa. Com isso, acabava por observar o cotidiano dos irmãos e, neste processo, a admiração por eles foi surgindo e se ampliando. Durante o dia, reparava como cada um empregava seu tempo. Um deles era professor de francês, fluente em seis idiomas. Logo pela manhã, o seu passatempo era pintar ideogramas japoneses. Depois costumava estudar idiomas e, pela noite, ao chegar em casa, se encantava com os astros através de um telescópio. Não costumava sair muito, mas quando o fazia gostava de ir em encontros nos quais pessoas estrangeiras e poliglotas ficavam conversando, aprendendo e trocando experiências. O outro fazia doutorado em filosofia, tocava piano e violino. Convivemos menos, ele era menos caseiro que seu irmão, parecia vez ou outra curtir uma balada. Em comum, ambos eram muito simpáticos, de bem com a vida e super humildes, não ficavam se exibindo em nada. Seus lazeres eram costumeiramente produtivos, usavam grande parte de seu tempo para aprender coisas novas, e esta atitude não era nada forçada, algo pra mostrar superioridade, muito pelo contrário, era perceptivelmente genuíno, faziam isso para si mesmos, por gosto puro e simples. Compartilhavam ainda uma apreciação cultural muito diversificada. Amavam e entendiam igualmente de arte erudita e popular, e isso valia pro cinema, pra música, pra literatura. Que eu me lembre, não desprezavam nada, nenhum estilo, ouviam do clássico ao funk, da bossa à sofrência, da escrita erudita à chamada, pejorativamente, de baixa literatura. A moral da história? Bem, acho que é meio óbvia.

Mariana A. Penna, 2021.




Nenhum comentário:

Postar um comentário